O 1PMFG começou, oficialmente, em novembro de 2018. Desde então, ele vem evoluindo e hoje temos algumas categorias de postagem que podem ser melhor explicadas aqui:

  1. História das Camisetas: É a parte principal do blog, motivo pelo qual ele foi criado. Os posts dessa categoria contam a evolução da camiseta de cada time profissional do Rio Grande do Sul a partir de 1961. Todos os modelos são desenhados pelo Evaldo Júnior, de Ribeirão Preto, que é um verdadeiro artista e que participou de diversas publicações relacionadas nos últimos anos, incluindo o “Todas Camisas e Jogos da Seleção Brasileira”, do Duda Sampaio, e o “Corinthians – Sua História, Suas Camisas”, de autoria dele mesmo. Originalmente, a ideia era contar apenas a história das próprias camisetas, mas a história ficava um pouco solta. Então, passei a escrever um pouco da história dos clubes e acho que ficou melhor assim.
  2. Biblioteca do 1PMFG: Recentemente, foi criado um grupo de pesquisadores de futebol, para troca de informações. Achei que seria interessante digitalizar e publicar aqui coisas que eu considero de difícil acesso.
  3. De Olho nas Camisas: Essa é uma parte do blog que precisa ser melhorada. A minha ideia era colocar aqui camisas diferentes e poucas vezes usadas que eu fosse descobrindo, mas, principalmente, novidades sobre as camisas dos times gaúchos. Infelizmente, eu não consigo fazer um monitoramento constante dos jogos e, por isso, essa seção acaba um pouco defasada.
  4. Estádios: O título é bem auto-explicativo. Aqui são postadas fotos, informações e curiosidades sobre estádios gaúchos atuais ou antigos.
  5. Futebol Amador: É uma seção à qual, no futuro, pretendo dedicar um pouco mais de tempo. O objetivo principal é falar sobre as camisetas dos times amadores. Talvez, quando o projeto dos times profissionais for encerrado, eu dedique um tempo a buscar as camisetas, pelo menos, dos campeões estaduais amadores.
  6. Grandes Marcas: Uma das minhas categorias favoritas, conta a história das empresas que participaram do esporte gaúcho como fornecedores de material esportivo. Essa é uma área que eu considero extremamente pobre em história escrita.
  7. História do Futebol Tristezense: De todas as categorias do blog, essa é a mais específica e, por isso, possivelmente a que atraia menos leitores. Tristeza é um bairro de Porto Alegre, pelo qual o autor do blog é um fanático. O bairro tem uma história esportiva quase 100% amadora, porém muito rica e esquecida. No início, serão apenas histórias soltas, mas pretendo juntar todas elas no futuro. Para o blog, o futebol da Tristeza não vai se limitar aos atuais limites do bairro, mas à definição do começo do século passado. Em resumo, pretendo escrever sobre todo o futebol que aconteceu ao sul do Arroio Cavalhada.
  8. Imprensa Esportiva: Possivelmente eu me precipitei nessa seção. Achei que teria mais coisas para mostrar nela, mas acho que não vai ser o caso. Acredito que seja uma categoria fadada à extinção.
  9. Listas Aleatórias: Todo mundo adora listas. As listas aqui serão sobre camisetas, reunidas por características comuns.
  10. Quinquilharias: A antiga “Quinta-Feira da Flâmula” mudou de nome. Como eu nem sempre postava na quinta e também pretendia postar outras coisas que não flâmulas, achei melhor assim. São mostrados artigos diversos do acervo do 1PMFG.