Otto Niemeyer é Campeão do Diretório Tristeza-Belém Novo em 1962

Em 1962, o campeonato do Diretório Tristeza-Belém Novo, da terceira categoria de amadores de Porto Alegre, parecia que não teria fim. O ano começa com o anúncio do licenciamento do decano Botafogo, que pretendia se dedicar a melhorar a sua sede social, na Coronel Aristides. Além disso, Tristezense e Bandeirantes estavam na segunda categoria. Com isso, participariam do campeonato apenas seis equipes: Sociedade União Vila Nova (campeã de 1961), Espírito Santo Futebol Clube, Grêmio Esportivo Belém Novo, Esporte Clube Ipanema, Vila Cristal Futebol Clube e Associação Esportiva Otto Niemeyer.

No dia 1º de abril, foi disputado o Torneio Início que, conforme já relatamos, foi vencido pelo Belém Novo. Em seguida, começou o campeonato propriamente dito e algumas coisas ficaram rapidamente evidentes. Espírito Santo e Ipanema seriam os sacos de pancada da temporada, enquanto o Vila Cristal conseguia roubar um ou outro pontinho dos líderes. O Vila Nova, embora não repetisse as atuações que lhe deram o título no ano anterior, liderava invicto o campeonato até a primeira rodada do returno, quando sofreu uma convincente goleada por 5 a 0 do Belém Novo. Foi aí que Belém Novo e Otto Niemeyer assumiram a liderança do Diretório e a mantiveram até o jogo decisivo, exceto por algumas intervenções legais.

1962 Otto Niemeyer

O quadro campeão do Otto Niemeyer, em foto do início da temporada. Repare na camisa de botões. As cores são preto e amarelo.

A grande confusão começa na partida entre o Vila Cristal e o Belém novo, disputada no campo do Espírito Santo, no segundo turno da competição. O Belém Novo vencia o jogo por 3 a 1, quando, aos 15 do segundo tempo, deu início uma briga generalizada. Com isso, árbitro encerrou a partida por falta de garantias. O JDD decidiu que os minutos faltantes deveriam ser jogados, no mesmo campo, alguns dias depois, em 12 de setembro. Às 15 horas, horário marcado para o início do jogo, apenas o Vila Cristal se apresentou. O árbitro, Paulo Adão dos Santos, observou 30 minutos de tolerância e, com o não comparecimento do Belém Novo, deu a partida por encerrada, com vitória do Vila Cristal por WO. O Vila Cristal e a arbitragem já iam embora do campo quando, finalmente, chegou a equipe do Belém Novo, mas nada mais podia ser feito.

Ao término do returno, aquele jogo faria falta ao Belém Novo, que ficaria dois pontos atrás do Otto Niemeyer. O Departamento, então, chegou a divulgar a tabela do Absoluto, com a presença do Otto, que deveria iniciar no dia 7 de outubro. O Belém Novo entrou com um recurso, alegando problemas no transporte. O JDD, então, adiou o início do Absoluto em uma semana para poder julgar o caso e, sabe-se lá como, acabaria por acatar o recurso do Belém Novo e os trinta minutos finais da partida contra o Vila Cristal seriam, finalmente, jogados. No dia 7 de outubro, mais de um mês depois do início do jogo, o Belém Novo marcaria ainda mais um gol, vencendo, portanto, por 4 a 1. Com isso, Belém Novo e Otto Niemeyer estavam, oficialmente, empatados. O regulamento original previa um desempate seria em dois jogos, mas não havia mais tempo.

A decisão seria em jogo único, no Estádio Tiradentes, antigo reduto do Renner, três dias depois da meia hora de jogo entre Belém Novo e Vila Cristal. Porque marcar um jogo de dois clubes da zona sul para um estádio da zona norte? Provavelmente, os motivos foram vários. Talvez, o principal deles seja que o jogo, obrigatoriamente, teria que sair no meio da semana, já que o Absoluto de Porto Alegre estava marcado para iniciar no domingo seguinte, depois de uma série de adiamentos causados exatamente pela indefinição do representante do Diretório Tristeza-Belém Novo. E, claro, nenhum dos estádios do Diretório possuía iluminação artificial. Além disso, não era raro o Departamento Amador marcar partidas que potencialmente poderiam acabar em sururu para longe das sedes dos clubes, tentando inibir a presença dos aficcionados.

1962 Otto Niemeyer vs Belém Novo

Lance da partida noturna entre Otto Niemeyer (de camisas listradas) e Belém Novo.

Assim, Otto Niemeyer e Belém Novo adentraram o gramado do outrora glorioso Waterloo na noite de quarta-feira, 10 de outubro, com a obrigação de decidirem quem seria o campeão do Diretório Tristeza-Belém Novo. Ainda no primeiro tempo, Raimundo abriu o placar para o Otto Niemeyer. Na etapa complementar, Donário marcou duas vezes para virar o jogo em favor do Belém Novo. Depois de marcar dois gols, Donário se envolveria numa confusão com Odilon, que causou a expulsão de ambos. Contra, o zagueiro Sebinho acabaria marcando o gol de empate. Aos 90 minutos de tempo regulamentar, seguiram-se 30 minutos de prorrogação: sem outros gols. Mais 20 minutos de prorrogação: ainda os mesmos 2 a 2. Como o campeão tinha que sair, vieram as cobranças de pênaltis. Na época, um time batia suas cinco cobranças e, depois, o outro executava as suas. O Belém Novo, cobrando primeiro, errou quatro vezes. Na sequencia, o Otto Niemeyer acertou as duas primeiras e sagrou-se campeão pela primeira vez em sua curta história.

No jogo decisivo, os vencedores foram a campo com João; Flávio, Sarará e Setembrino; Josino e Odilon; Beto, Miguelzinho, Ari, Zé Toco e Raimundo. O Belém Novo jogou com Lili; Sebinho e Negro; Arnaldo, Koller e Pedro Nilo; Alceu, Paulinho, Donário, João Carlos e Cachoeira. A arbitragem ficou a cargo de Jonatas Peixoto de Brito, auxiliado por José Luiz Barreto e Abílio Machado.

1962 Otto Niemeyer vs Rajado

O Otto Niemeyer (de camisas listradas) até tentou atacar o Rajado, mas sofreu uma acachapante goleada na Timbaúva.

No Absoluto, que era disputado em eliminatórias, o Otto Niemeyer foi amplamente derrotado pelo Rajado, campeão do Diretório Bonfim, em partida disputada na Timbaúva: 5 a 0. Nos próximos meses, o Otto Niemeyer, fundado em 2 de junho de 1960, liderado pelo advogado Ruben Baldo, se tornaria protagonista de mudanças no futebol amador de Porto Alegre, pleiteando, sem muito sucesso, a criação da primeira categoria de amadores.

* Imagens são da Folha da Tarde Esportiva.

Um comentário sobre “Otto Niemeyer é Campeão do Diretório Tristeza-Belém Novo em 1962

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s