As camisetas do Náutico Esporte Clube, de Rio Pardo

Com ilustrações de Evaldo Júnior (www.erojkit.com)

Muito antes de Rio Pardo e Riopardense, a Tranqueira Invicta teve outro time consideravelmente efêmero. Fundado às vésperas da rodada inaugural da Divisão de Profissionais (a segunda divisão da época), em 29 de abril de 1970, o Náutico Esporte Clube é um dos clubes profissionais mais misteriosos do estado. O pouco que encontrei é que o clube foi criado com incentivo da Prefeitura, que acreditava no potencial turístico do futebol, o que incluía a utilização do Estádio Amaro Cassep. Dia desses, o amigo pesquisador Maciel sugeriu que o time tivesse alguma ligação com a Brigada Militar de Rio Pardo, mas não consegui confirmar.

Pioneiro 1970 set Náutico

Matéria do Pioneiro, em setembro de 1970, fala elogiosamente da criação do Náutico.

Num grupo com Lajeadense, São José (Lajeado), Guarani (Venâncio Aires), Avenida e Cachoeira, o novo clube se classificou, mas acabou eliminado pelo Igrejinha nas quartas-de-final. No final do ano, ainda jogaram alguns amistosos profissionalmente e mantiveram as categorias de base em 1971, mas logo desapareceram.

Não encontrei foto da camiseta listrada sendo usada pela equipe profissional, mas tomei como base uma foto da equipe juvenil e as anotações que o amigo João (do Súmulas Tchê) encontrou na FGF há muitos anos. O distintivo é o encontrado em outro blog indispensável, o Times do RS, mas também tem origem nas pesquisas do João. Tenho alguma dúvida sobre o distintivo. Acho, talvez, que ao invés de “Náutico” esteja escrito “Rio Pardo” na faixa central e que não tenha o “EC” escrito na parte inferior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s