Times com Camisetas Xadrezes

Quando pensamos em futebol e camisetas xadrezes, provavelmente, o primeiro time que vem à mente de todos, claro, é o São José. Brincadeira, a maioria das pessoas pensaria logo na Croácia ou então no Boavista, do Porto. Quem sabe, mais recentemente, na polêmica camiseta xadrez do Barcelona… No caso da Croácia, o xadrez é um símbolo nacional, que faz referência a uma lenda do século X, em que um rei teria derrotado, em partidas de xadrez, um dominador veneziano, ganhando assim a sua liberdade. O xadrez foi parar no brasão do rei, depois no brasão do país e hoje é um símbolo mundialmente reconhecido. Tem algumas outras versões para a história que são bem mais críveis, porém nada curiosas. Já o Boavista passou a usar xadrez no uniforme em 1933, inspirado num clube francês, e, logo depois, alterou o distintivo para incorporar a nova identidade. Deu tão certo que, mais de 80 anos depois, os torcedores do clube atendem pela alcunha de axadrezados.

Croácia e Boavista – dois xadrezes tradicionais

E no Rio Grande do Sul? Desde 2015, o São José tem utilizado camisetas xadrezes. Coincidentemente, nessas últimas cinco temporadas, o clube viveu os melhores anos de sua história. Dados o sucesso recente do clube e a falta de uma identidade prévia forte (exceto a de ser o clube mais simpático da Capital), é possível que o xadrez tenha encontrado um nicho por estas terras. Segundo a Mega Sport, fabricante de material esportivo do Zeca desde 2011, a ideia das camisetas xadrezes partiu da Aspecir, principal patrocinadora do clube.

O primeiro registro de um time gaúcho usando camisetas xadrezes que encontrei até o momento foi do Clube Atlético Guarany, de Espumoso, ainda como amador, entre as décadas de 1950 e 1960. Na mesma época, o Cruzeiro chegou a usar uma camiseta dividida em quatro, mas não chegava a ser um quadriculado de verdade. Sobre essa camiseta do Cruzeiro, ainda não encontrei fotos, apenas relatos.

1961 CA Guarany (xadrez)

O alvi-azul de Espumoso usando xadrez em 1961 – pioneiro? (Folha da Tarde Esportiva)

Surpreendente pra mim foi ter encontrado a equipe juvenil do Novo Hamburgo usando xadrez em 1961. Na foto, pode-se perceber que alguns dos atletas não estão usando xadrez, o que me sugere que fosse um modelo já usado a mais tempo e que foi sendo completado com camisetas de outros ternos quando as quadriculadas foram ficando gastas. Teria o profissional do anilado usado xadrez na década de 1950?

1961 EC Novo Hamburgo (xadrez) juvenis

O juvenil do Novo Hamburgo usando xadrez em 1961 (Folha da Tarde Esportiva)

Acredito que, entre as décadas de 1960 e 2000, o mais próximo que tivemos de uma camiseta xadrez no futebol gaúcho foi um modelo da Umbro, produzido em Santa Cruz do Sul pela Arcal, para o Internacional, em 1988. A camiseta era feita em fio acrílico e a maneira como o fio era tecido dava um efeito xadrez, de acordo com a incidência da luz, como se fossem dois tons de vermelho. Nas fotos de jogo, porém, dificilmente se percebe esse detalhe.

Mais de uma década depois, a Penalty fabricou uma camiseta alternativa para o Juventude (sem exclusividade, já que outros clubes pelo Brasil utilizaram o mesmo padrão), aí sim com um xadrez de dois tons da mesma cor, no caso, evidentemente, verde. Ainda assim, à distância, pode ser bem difícil de se perceber a diferença entre os dois tons e a camiseta parece ser, simplesmente, verde escura.

GremioxJuventude © 2008

Jogadores juventudistas comemoram vitória sobre o Grêmio no Olímpico em 2008 usando a camiseta xadrez (Gazeta Press).

Bem depois, em 2019, a equipe júnior do Brasil de Farroupilha usou o xadrez, tanto no uniforme titular quanto no uniforme reserva. Com isso, contra o São José, foi possível um confronto 100% xadrez, provavelmente, pela primeira vez em campos gaúchos.

Estadual junior 2019

Time junior do Brasil, com as camisetas reservas da temporada 2019 (Facebook do Brasil de Farroupilha).

Duelo xadrez - estadual junior 2019

Um raríssimo duelo xadrez acontece no Passo d’Areia, no Estadual Junior de 2019 (Facebook do Brasil de Farroupilha).

3 comentários sobre “Times com Camisetas Xadrezes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s