As camisetas do Esporte Clube Encantado, de Encantado (parte 2, de 1987 a 1994)

Com ilustrações de Evaldo Júnior (www.erojkit.com)

Desde 1979, o Encantado contava apenas com categorias de base. Em 1985, no aniversário de 75 anos de emancipação do município, uma seleção municipal foi montada para movimentar o Estádio das Cabriúvas. A seleção desafiou e venceu Laejadense e Estrela, o que despertou novamente os encantadenses para o futebol. Dois anos depois, com um time formado apenas por jogadores locais, o Encantado retorna ao futebol profissional para a disputa da Segundona de 1987. A campanha na reestreia não foi das melhores e essa foi a última temporada em que o clube usou o distintivo com o leão.

Em 1988, o Encantado começou muito bem a Segundona, vencendo, na primeira fase, um grupo com Novo Hamburgo, Estrela, Avenida, Igrejinha e São José de Porto Alegre, com apenas uma derrota em dez jogos. Na segunda fase, no entanto, o time desandou e acabou conquistando apenas mais uma vitória nas próximas dez partidas, ficando em último e sendo eliminado da competição. As camisetas, com o tradicional patrocínio do Sabão Fontana e com o distintivo oficial, seriam utilizadas até a temporada de 1990.

Apesar da campanha ruim na segunda fase, o campeonato de 1988 seria o último a dar um pouco de esperança ao público encantadense. Nos anos seguintes, sempre disputando o segundo nível do futebol gaúcho, o Encantado teve participações muito ruins, até seu licenciamento em 1994. Em 1991, o patrocinador principal do clube foi o Moinho Brasil, que foi substituído pela Pettirossi entre os anos de 1992 e 1993. No último ano do clube como profissional, o patrocinador principal foi a Dália, grande companhia de alimentos originária da cidade.

A História das Camisetas do Encantado contou com o inestimável auxílio do colega Marcos César Cadore. Agradeço também ao amigo José Luiz Tavares Maciel que me forneceu gentilmente uma cópia do livro Dentro e fora das quatro linhas, de Airto Francisco Gomes, usado como referência especialmente pela grande quantidade de fotos do Esporte Clube Encantado. Outra referência sempre muito boa é o blog Times do RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s