Times com Camisetas “Carijós”

Muito antes da Red Bull assumir o clube, o Bragantino surpreendeu o país ao vencer o Paulistão de 1990. No ano seguinte, fez grande campanha no Brasileiro, perdendo a decisão do título para o São Paulo. Mas uma coisa chamou mais a atenção do público do que o futebol apresentado pela equipe do interior de São Paulo: suas camisetas.

FUTEBOL - HISTÓRIA DO BRAGANTINO

O Bragantino de 1991 (foto Gazeta Press)

Elaborado pela paulista Dell’erba, o modelo apresentava uma “infinita” repetição de formas geométricas nas cores preto, cinza e branco. Pela semelhança com a penosa, a camisa ficou conhecida como “carijó”. O padrão foi, possivelmente, copiado de uma camiseta reserva do Ajax, desenhada pela Umbro, que havia sido usada na temporada anterior.

Ajax-1989-90-UMBRO-away-kit

Dennis Bergkamp no Ajax em 1989 (foto de Football Shirts Voltage)

Amado ou odiado, fato é que o estilo marcou o início dos anos 1990, a década em que as camisetas deixariam de ser apenas funcionais. A moda chegou rapidamente ao Rio Grande do Sul, sendo copiada por diversos fabricantes locais. Eudajo, Perusso e Lesport foram três das malharias gaúchas que entraram nessa onda.

Segue a lista dos clubes profissionais que usaram o modelo carijó (se lembrarem de mais algum, não esqueçam de deixar nos comentários):

(1) Clube Esportivo Aimoré: (Atualização de 17/09/2019) Em 1992, o time leopoldense usou camisetas da marca alemã Reusch com padrão das mangas muito semelhante (não igual) ao carijó “original”. A foto é da coleção do bom amigo e grande colecionador aimoresista Salomão Furer Júnior.

1992 CE Aimoré (branca)

(2) Dínamo Futebol Clube: As camisetas eram fabricadas pela Eudajo e foram usadas entre 1993 e 1994. Nunca vi a camiseta branca com patrocínio. As fotos são do excelente blog do futebol de Santa Rosa, de AG Rorato.

carijó dínamo 93 branca

carijo dinamo 93 preta

(3) Esporte Clube Arroio Grande: Usou camisetas com mangas carijós em 1994, na única temporada do clube como profissional. A camiseta reserva tinha mangas iguais, porém o corpo era branco. Não sei qual o fabricante das camisetas, mas as golas lembram os modelos fabricados pela Timesport, de Pelotas.

carijo arroio grande 94

(4) Esporte Clube Novo Hamburgo: Fabricadas pela Eudajo, as camisetas foram usadas em 1992. A titular tinha as mangas carijós, mas o corpo azul. A foto foi cedida por Jackson Kayser.

carijo novo hamburgo 92

(5) Esporte Clube Pelotas: Possivelmente feitas pela Eudajo, as camisetas foram usadas em 1992. Nunca vi a camiseta reserva da temporada. A foto é do Arquivo Lobão.

carijo pelotas 93 amarela

(7) Esporte Clube São Luiz: O padrão não é exatamente o mesmo, mas, no começo de 1997, o São Luiz usava uma camiseta que lembrava o modelo carijó.

1997 EC São Luiz (carijo)

(8) Sport Club São Paulo: feitas pela Eudajo, as camisetas foram usadas em 1992. Nunca vi a camiseta reserva da temporada. As fotos são do perfil de Paulo Ventura Goleiro.

carijo sao paulo 93

(9) Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural: Embora eu nunca tenha visto registro dessa camiseta sendo usada em jogo, nas fotos da comemoração pelo acesso em 1993 aparecem vários jogadores com ela. Se for para apostar, devia ser feita pela Lupisport.

carijó

Acervo do 1PMFG

Dínamo FC (Eudajo, 1993)

Dínamo FC (Eudajo, 1993)

SC São Paulo (Eudajo, 1993)

CCE Vila Rosa – amador, Dois Irmãos (Eudajo, 1993)

SE Antifumo – amador, Carlos Barbosa (Lesport)

XXIII de Setembro FR – amador, Porto Alegre (Perusso)

SE Trianon – festivo, Porto Alegre (Perusso)

(Atualização 17/09/2019) O amigo e colecionador quinzista, Jones Ramme, via Whatsapp, relembra que, entre os amadores, o Santos Futebol Clube, de Campo Bom, usou camisetas fabricadas pela Eudajo com o padrão carijó. O modelo é bem exótico, com o distintivo do clube na manga.

14142bf7-7990-4b2b-9d77-66b9d9b555b4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s