As camisetas da Associação Esportiva Social e Recreativa Riopardense, de Rio Pardo

Com ilustrações de Evaldo Junior (erojkit.com)

A história da Associação Esportiva Social e Recreativa Riopardense não é das mais fáceis de se entender. Em 2009, a Prefeitura de Rio Pardo reformou o estádio Amaro Cassep para que outro time jogasse lá: o Futebol Clube Rio Pardo. O prefeito na época era Joni Lisboa que, depois, seria presidente do Riopardense. No segundo semestre daquele ano, o Rio Pardo entrou em parafuso, “se mudou” para Três Coroas e, depois, foi suspenso. Eu sempre achei que o Riopardense tivesse sido uma mera artimanha para burlar o regulamento e seguir jogando no ano seguinte, apesar da punição ao Rio Pardo. Curiosamente, no entanto, o último jogo do FC Rio Pardo, pela Copa Arthur Dallegrave, foi uma derrota para o Cruzeiro, em Três Coroas, no dia 14 de outubro de 2009, enquanto a fundação oficial da AESR Riopardense se deu quase três meses antes, em 27 de julho de 2009. Desconfio que o Riopardense era um clube mais local, que buscou apoio de empresários (ao contrário do Rio Pardo – que era um clube de empresários, que buscou apoio local).

Entre 2010 e 2014, o Riopardense disputou a Divisão de Acesso, com campanhas , no máximo, medianas. Em 2013, sua melhor temporada, o clube chegou às quartas-de-final do campeonato, sendo eliminado pelo Santo Ângelo com duas derrotas. Já no ano seguinte, o último, o clube perdeu todos os seus 15 jogos, marcou apenas cinco gols e terminou a Divisão de Acesso com um saldo negativo de 54 gols, ganhando algum destaque nacional com o apelido de Íbis gaúcho.

Em 2010, o Riopardense usou uma camiseta branca bem simples e sem patrocínio master. Já, no ano seguinte, foi um dos muitos clubes a usar as camisetas da Mega Sport. Nesse segundo ano, a camiseta titular passa a ser listrada e a reserva vermelha.

2010 Riopardense (branca)

No primeiro semestre de 2012, na Divisão de Acesso, o Riopardense passa a utilizar a camiseta reserva de 2011 (a vermelha) como uniforme titular. O uniforme alternativo passa a ser branco, semelhante ao de 2010, mas produzido pela santacruzense Majal. Para o segundo semestre, o material esportivo do Riopardense vem do interior de São Paulo, fabricado pela Aktion.

2012 Riopardense (branca)

Entre 2013 e 2014, muitos clubes gaúchos tiveram grandes marcas estrangeiras como fabricantes de material esportivo. Um deles foi o Riopardense que, em 2013, firmou uma “parceria” com a Nike. O acordo funcionava da seguinte maneira: o clube comprou camisetas pela Netshoes, estampou a sua marca e seus patrocínios numa serigrafia local e teve autorização da loja (?) para dizer que a Nike era seu fornecedor oficial. Assim, nasceu a camiseta do Barcelona da Tranqueira Invicta. Enquanto a camiseta listrada durou apenas um semestre, a branca sobreviveu até a última temporada do Riopardense, com substituição de patrocínios.

No segundo semestre de 2013, para a disputa das copas, uma camiseta titular foi produzida pela Darro, com novos patrocinadores, sendo o principal o Sicredi. No último ano do clube como profissional, as camisetas continuavam sendo feitas pela Darro, em modelos bem simples, com patrocínio das Bebidas Xuk.

2013 Riopardense (azul)

Como citado anteriormente, a camiseta branca da Nike foi reaproveitada entre 2013 e 2014.

A camiseta branca da Nike

O distintivo do clube mudou sensivelmente ao longo dos poucos anos de atividade profissional. Aliás, o peixe está aí por causa da pesca. Anualmente, no verão, a cidade de Rio Pardo realiza, às margens do Jacuí, a Festa do Peixe. As cores do clube (azul, vermelho e amarelo) são as cores do brasão do município. Já a coroa, que também está no brasão, representa a “tranqueira invicta”, apelido que a cidade recebeu ao servir de fortaleza contra a invasão dos espanhóis.

Distintivo Riopardense

Um comentário sobre “As camisetas da Associação Esportiva Social e Recreativa Riopardense, de Rio Pardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s