As camisetas da APAFUT Flores da Cunha Futebol Clube, de Flores da Cunha

Com ilustrações de Evaldo Junior (www.erojkit.com)

A Associação de Pais e Amigos do Futebol (APAFUT) surgiu em 2011 como um projeto amplo de desenvolvimento de atletas, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, com escolinhas e equipes até a categoria sub-17. Com o envolvimento dos empresários Fernando Otto e Fábio Caponi, a equipe foi profissionalizada no final de 2015 e foi firmado convênio com a prefeitura de Flores da Cunha para utilização da estrutura do Estádio Homero Soldatelli.

Em 2016, a APAFUT disputou a Segundona Gaúcha e a Super Copa Gaúcha. Na Segundona, a equipe teve uma participação razoável, chegando à segunda fase e perdendo apenas três dos 14 jogos que disputou. Na Super Copa, disputou com outros cinco clubes o grupo da Serra e foi eliminado nas semifinais da fase regionalizada pela SER Caxias.

Apesar de resultados não tão ruins, o projeto em Flores da Cunha se desfez quase da noite para o dia, no final de 2016. Com isso, a APAFUT voltou às origens e continua atuando em categorias de base, inclusive no futebol feminino.

O material esportivo utilizado profissionalmente em 2016 foi produzido pela caxiense Mar Um. Nele, fica evidente o apoio da Prefeitura. Do uniforme titular, listrado, houve dois modelos, um deles com mais destaque para a cor branca. Na camiseta reserva, chama a atenção a presença de uma quarta cor: o verde.

APAFUT listrada

Obs. (05/08/2019): André Oliveira, amigo e importante colecionador de camisetas, resolveu polemizar comigo ontem (via Whatsapp) após a publicação deste post. Ele disse que as listras da camiseta tricolor não seriam brancas e sim cinzas claras. Inclusive me mandou fotos como evidência. Em parte, eu concordo com o André: parece cinza (ok, na verdade é cinza!). Mas não era pra ser. As cores são azul, vermelho e BRANCO. O tecido e o processo de impressão utilizados pela Mar Um dão este aspecto acinzentado, mas era para ser branco como a neve. Essa era uma das minhas grandes queixas também com relação às camisetas da Mega Sport no começo da década. Os amarelos pareciam laranjas, os vermelhos pareciam rosas e assim por diante. Acho que o processo se chama sublimação. De qualquer maneira, na hora de reproduzirmos os desenhos, especialmente os brancos, vamos “corrigir” a cor, mas talvez eu alerte no texto para essa variação.

Referências:

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2016/01/conheca-um-pouco-mais-do-flores-da-cunha-fc-o-novo-time-profissional-da-serra-4952779.html

https://www.jornaloflorense.com.br/noticia/esporte/5/retorno-do-flores-da-cunha-fc-apafut-e-incerto-em-2017/6392

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s