As camisetas do Esporte Clube Novo Hamburgo, de Novo Hamburgo (parte 3, os anos 1980)

Com ilustrações de Evaldo Junior (www.erojkit.com)

Ao longo de quase toda a década de 1980, o Novo Hamburgo se manteve como uma das principais forças do futebol do Rio Grande do Sul. Entre 1979 e 1989, apenas em duas oportunidades o anilado não disputou uma competição nacional, embora não tenha feito campanhas de destaque nestas competições. Os anos 1980 foram relativa e supreendentemente bem organizados no futebol gaúcho. Fruto de determinações da CBF, que foram caindo ao longo da década com mudanças de diretorias, o número de participantes se manteve estável e próximo do adequado (não mais do que 14 equipes). De 1980 a 1986, a pior classificação do Novo Hamburgo no Gauchão foi o quinto lugar no campeonato de 1983. Invariavelmente, o clube se classificava para as fases finais da competição. No mesmo período, o clube ainda venceu, por duas vezes (1982 e 1984), a Copa ACEG.

Entre 1981 e 1982, o Novo Hamburgo utiliza uma camiseta azul, fabricada pela Adidas. Esse modelo tem uma história interessante, que me foi contada por Jackson Kayser. Como, na época, ainda não havia regulamentação dos patrocínio nas camisetas, a Menfis, uma fábrica de calçados da região, bordou, por cima da logomarca da fabricante alemã, a sua própria, “se passando” por fabricante e, assim, estampando a sua marca no uniforme do clube. As camisetas brancas, por outro lado, não me parecem ser fabricadas pela Adidas e nem sempre apareciam com a marca da Menfis do lado direito do peito. Para 1982, a camiseta branca muda bastante, principalmente na gola e nas barras das mangas. Nesse período, também foi utilizada uma camiseta listrada, com azul mais claro.

1982 ECNH (branca)

Na temporada de 1983, tenho um pouco de dúvida, mas acredito que o Novo Hamburgo tenha começado o ano jogando com camisetas Olympikus, ainda sem patrocínio. Ao longo da temporada, foi adotada a famosa camiseta branca, da marca Topper e com patrocínio da fabricante de móveis Primavera.

1983 ECNH (branca) Primavera

Em 1984, aparece nas camisetas o primeiro patrocínio marcante das camisetas do anilado, do Grupo Amazonas. A marca permaneceria como patrocinador principal do clube por alguns anos. Chama a atenção nas camisetas da temporada que o distintivo tem as cores invertidas em ambos os modelos.

Na temporada seguinte, as camisetas ganham faixas horizontais na altura do patrocínio.

Para 1986, as camisetas ficam muito parecidas com as de 1984, havendo apenas uma discreta mudança na fonte do patrocínio.

Depois de viver alguns de seus melhores anos, o Novo Hamburgo faz péssima campanha no Gauchão de 1987 e é rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez em sua história. No ano seguinte, disputa uma árdua Segundona e consegue o acesso após dois jogos desempate contra o Guarany de Bagé. Apesar do retorno, o clube não retomaria a constância e as boas campanhas até algumas décadas mais tarde. Em 1987, o Novo Hamburgo utilizou as camisetas das duas temporadas anteriores. Não consegui identificar as camisetas utilizadas na Divisão de Acesso.

Na temporada de 1989, o Novo Hamburgo utiliza camisetas com patrocínio da indústria de plásticos local Metalgrin. Em algum momento da temporada, as mesmas camisetas chegaram a ser utilizadas sem patrocínio.

No final da década (ou no começo da seguinte), em 1990, o Novo Hamburgo usa camisetas da marca Umbro, que eram produzidas pela Arcal, em Santa Cruz do Sul. O patrocínio passa a ser da fábrica de calçados Galera. A temporada também foi de utilizar a não tão comum camiseta listrada, a única que não levava a marca Umbro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s