Quinta-Feira da Flâmula – Edição 5

Hoje apresentamos uma flâmula em péssimo estado de conservação, mas muito legal. É uma flâmula comemorativa à conquista do Panamericano de 1956, que foi disputado por atletas de clubes gaúchos representando a Seleção Brasileira. Do que ainda se consegue decifrar da flâmula, vê-se escudos estilizados representando as outras cinco federações participantes do campeonato (Costa Rica, Argentina, Peru, México e Chile), além de referências ao local (México) e ano do torneio.

img_1285

O Panamericano foi um campeonato que deveria ser disputado a cada quatro anos, a partir de 1952, mas que acabou durando apenas três edições. A organização ficava a cargo da Confederação Panamericana de Futebol, igualmente efêmera. Sempre achei a participação da Seleção Gaúcha representando o Brasil nesse torneio algo fascinante e que foi desenterrado da memória geral após a publicação do livro “1956: Uma Epopéia Gaúcha no México”, de Eduardo Valls, em 2005. Foram muitas idas-e-vindas até a definição da CBD em conceder a formação do selecionado que representaria o país no México à FRGF e, depois, até a definição dos 22 atletas que comporiam o elenco. Além, é claro, do livro, essa história é muito bem contada pelo João Lopes, no Súmulas-Tchê.

Dos 22 jogadores que faziam parte da seleção, um deles, Juarez, o Tanque, gentilmente autografou o verso da flâmula durante um evento em homenagem aos atletas que fizeram parte da série de 12 títulos em 13 anos do Grêmio entre os anos 1950 e 1960, organizado pelo Corneta do RW. Juarez é um dos maiores artilheiros da história do Grêmio, embora tenha chegado ao clube já com 27 anos. No Pan, Juarez foi reserva e entrou em três das cinco partidas (foto do Juarez retirada da Gremiopedia, originalmente capa de uma Revista do Grêmio).

Além da flâmula, o 1PMFG também possui alguns outros itens relacionados ao Panamericano de 1956. Não sei exatamente o que são cada um deles, mas tenho algumas hipóteses. O primeiro é um medalhão, contendo no verso uma simbologia tipicamente mexicana, incluindo o brasão da federação de futebol local. No reverso, o medalhão tem informações gerais sobre o campeonato. Acredito que este medalhão tenha sido presenteado pela Federação Mexicana a cada um dos participantes do torneio. Já o segundo item é uma medalha de tamanho menor, dourada e com fita com presilha para fixação na roupa. Eu não duvidaria que esta fosse uma das medalhas oferecidas aos campeões, numa eventual cerimônia de premiação ao término da competição. No entanto, não encontrei fotos que comprovem minha teoria e, quando eu tive a oportunidade de conversar com o Juarez, ele me confirmou que também tem as medalhas, mas não se recordava exatamente o que elas eram.

img_1283

Hoje, a Quinta-Feira da Flâmula vai ser pareada com a Biblioteca do 1PMFG, já que no mesmo dia publicamos uma Gazeta Esportiva tratando sobre o retorno da seleção vitoriosa do México.

Um comentário sobre “Quinta-Feira da Flâmula – Edição 5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s