As camisetas da Sociedade Esportiva e Recreativa Vinte de Setembro, de Uruguaiana

A SER Vinte de Setembro é um dos muitos times efêmeros do futebol profissional gaúcho. Fundado (providencialmente) em 20 de setembro de 2003, o Vinte, para seus idealizadores, seria uma união de esforços (não uma fusão formal) dos três clubes mais tradicionais da cidade, Uruguaiana, Ferro Carril e Sá Viana. O jalde-negro, porém, acabou pulando da barca e inscreveu-se individualmente para a Divisão de Acesso. Curiosamente, ambos acabaram utilizando o mesmo estádio, o Felisberto Fagundes Filho, durante o ano de 2004.

A estreia oficial do clube se deu numa derrota por 2 a 1 para o Farroupilha, em Uruguaiana, no dia 6 de março de 2004. O Vinte classificou-se com alguma folga na primeira fase, mas acabou indo muito mal no seu hexagonal da segunda fase, sendo eliminado. No segundo semestre, o time retornaria para a disputa da Copa Colombo/LG. Na primeira fase, os clubes eram divididos em grupos de cinco ou seis e o Vinte passou fácil. A classificação, no entanto, só serviu para o clube ser massacrado pela Ulbra na segunda fase, com derrotas por 5 a 0 e 1 a 3. A derrota para a Ulbra por 3 a 1 no jogo de volta, em Uruguaiana, em 12 de outubro, acabaria por ser a última partida oficial do tricolor uruguaianense.

O material esportivo da SER Vinte de Setembro foi produzido pela empresa ivotiense ASA. As cores são as da bandeira do Rio Grande do Sul e o distintivo inclui o mapa do estado destacando a localidade do município de Uruguaiana. As camisetas chegaram a ser utilizadas sem patrocínios, mas em grande parte do Gauchão tinham o patrocínio do Correio do Povo. Circulam na internet algumas variações destas camisetas que, acredito, não tenham sido utilizadas em jogo.

Curiosidade: Com a negativa do Uruguaiana em participar da SER Vinte de Setembro, criou-se um novo “clássico” na Sentinela do Rio Grande. Ao todo, foram quatro jogos oficiais entre as duas equipes, dois em cada competição que o Vinte disputou. Ambos os jogos da Divisão de Acesso terminaram em empates em um gol. Já os dois da Copa foram vencidos pelo Vinte, por 3 a 1 e 2 a 1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s