As camisetas do Barra Futebol Clube, de Porto Alegre

O Barra Futebol Clube é um mistério. O clube provavelmente tenha sido criado em 2015, com sede em Porto Alegre. Aparentemente, há alguma relação do clube com a FAI Sports, uma empresa que gerencia a carreira de diversos atletas. A estreia do clube no futebol profissional se deu, ainda em 2015, na Segundona Gaúcha. Embora tenha feito uma campanha péssima na primeira fase, com 25% de aproveitamento, foi menos pior do que o 14 de Julho de Livramento e passou para a fase seguinte (classificavam quatro de um grupo de cinco). Sem o 14 na na segunda fase (os outros três adversários eram os mesmos da primeira), o Barra perdeu todos os seis jogos, sem fazer um único gol e sofrendo 21. Nessa primeira temporada, o Barra tinha um convênio com o Esporte Clube Mundo Novo, de Três Coroas. Por isso, usou como campo de jogo o Estádio Armindo Volkart e levou a cor azul em seus uniformes. Curiosamente, na primeira fase do campeonato, as camisetas utilizadas pelo Barra não tinham o distintivo do time, apenas o do Mundo Novo. A partir da segunda fase, a camiseta azul escura passa a ter o distintivo do Barra do lado direito do peito e o patrocínio frontal é alterado.

2015 Barra FC (c dist)

Farroupilha 3 x 0 Barra 27-06-2015 Jonathan Silva:RAW Image

Havia dúvida entre colecionadores se o Barra chegou a usar o distintivo do clube nas camisetas da temporada de 2015. A verdade é que, ao longo do quadrangular da segunda fase, na camiseta escura, sim. Esta foto, de Jonathan Silva, é da derrota por 3 a 0 para o Farroupilha em 27 de junho de 2015.

O Barra voltaria profissionalmente à ativa apenas no segundo semestre de 2018, para a disputa da Copa Wianey Carlet. Agora sem a parceria com o Mundo Novo, os jogos em casa foram disputados no Cristo Rei. Com mais uma campanha muito ruim, o Barra somou apenas sete pontos em 12 jogos, sendo eliminado na primeira fase. O material esportivo seguiu sendo produzido pela ASA (muito bonito, por sinal), mas agora com destaque para as cores do clube (verde e amarelo).

No total, de 26 jogos oficiais, o Barra venceu apenas três e perdeu 19. Foram 11 gols marcados e 66 sofridos, para um saldo de -55.

2 comentários sobre “As camisetas do Barra Futebol Clube, de Porto Alegre

  1. Wagner disse:

    Isso é brincadeira. Ou esses times são de Porto Alegre (Barra e 12 Horas), ou não são.
    Se é clube de empresário, por que não jogar como Mundo Novo, que afinal de contas é um time tradicional???

    Curtir

    1. lreissouza disse:

      Não entendo direito também. Na verdade, qualquer clube que se crie hoje em dia, vai ser clube de empresário, até que se prove o contrário. Quanto a jogar em outros lugares, parece que o objetivo em 2019 é por a prova o gramado do Cristo Rei.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s