Quinta-Feira da Flâmula – Edição 4

img_1079-1

O acervo do 1PMFG conta com uma flâmula do Sport Club Cruzeiro do Sul, de Jaguarão. Como se pode deduzir pela flâmula dos anos 1960, produzida pela Fla Sul, o Cruzeiro do Sul foi fundado em 27 de abril de 1924. Nos anos 1930, quando o futebol do Rio Grande do Sul ainda era, oficialmente, amador, o Cruzeiro do Sul exercia amplo domínio do futebol jaguarense. Por isso, era presença frequente nas fases regionais do campeonato estadual, embora nunca tenha chegado às finais.

SC Cruzeiro do Sul (Jaguarão) Revista Ilustração Pelotense 16-1-25

Foto de uma das primeiras formações do Cruzeiro do Sul, em 1925, publicada na revista Ilustração Pelotense.

O título mais importante da história do clube é o campeonato estadual amador em 1961. Entre 1959 e 1967, não havia um campeão absoluto amador do estado. O campeonato era dividido em diversas séries regionalizadas e não havia uma decisão final. O Cruzeiro do Sul venceu a série verde. As finais da série foram realizadas em jogos de ida e volta, já em fevereiro de 1962. O adversário foi o Frigosul, de Canoas. O resultado do primeiro jogo, na casa do Frigosul, foi um empate em um gol. Não consegui descobrir o resultado do jogo de Jaguarão, que deu o título ao Cruzeiro do Sul, mas, nessa partida, o time jaguarense atingiu a marca de 50 jogos invictos, enquanto os canoenses perderam uma invencibilidade de 26 partidas.

SC Cruzeiro do Sul 1961

Esta é a foto da equipe do Cruzeiro do Sul que foi campeã amadora de 1961. Encontrei essa foto no excelente perfil do Facebook do Navegantes Futebol Clube.

Em 10 de julho de 1975, numa tentativa de salvamento mútua, o Cruzeiro do Sul fundiu-se com o Clube Jaguarense, entidade fundada oficialmente em 1888, mas cuja história pode ser traçada até 1852, com a Sociedade Bailante Recreação Familiar Jaguarense. O resultado do novo clube foi (ou é) a Associação Cruzeiro Jaguarense, que uniu o patrimônio das duas sociedades originais, incluindo o Estádio Mackinley Rosa (antigo Viscondessa de Magé), do Cruzeiro do Sul, e o prédio histórico da sede social do Jaguarense, no centro da cidade. As atividades esportivas foram mantidas por algum tempo, especialmente no futebol de salão.

Nos últimos anos, a Associação viu seu patrimônio ser desmantelado. A antiga sede, embora tenha passado por um processo de tombamento, até a alguns anos encontrava-se em péssimo estado de conservação, interditada e com risco de desabamento. Diversas áreas do clube foram vendidas recentemente para o pagamento de dívidas.

Algumas informações dessa postagem vêm da tese de doutoramento de Alan Dutra, na UFPEL, entitulada “Associação Cruzeiro Jaguarense em Jaguarão, RS (1881-2016): entre a História e a Memória”.

3 comentários sobre “Quinta-Feira da Flâmula – Edição 4

  1. Marcos Moraes disse:

    Muito legal, grande Cruzeiro de Jaguarão, tinha o melhor estádio do futebol amador da metade sul do RS. No mesmo perfil do facebook do Navegantes (grande rival do Cruzeiro) existem fotos da situação atual do estádio Mackley Rosa, uma lástima, grandes tardes de domingo passei lá. Abraços

    Curtir

    1. lreissouza disse:

      Vi agora as fotos. Triste mesmo. Espero que aquele pórtico de entrada, retrato de uma época, sobreviva. Pelo menos, as fotos seguintes mostram o Porão do Marinheiro recuperado… e tem uma camiseta lindíssima Adidas do Navegantes, com patrocínio da Cica. Esse perfil do Navegantes é realmente muito bom.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s