Quinta-Feira da Flâmula – Edição 3

Sim, eu sei. Hoje é sexta. Mas essa postagem é para inaugurar uma sequência sobre o futebol de Cachoeira do Sul. Abriremos hoje, com um dia de atraso, com a Quinta-Feira da Flâmula. Nos próximos três domingos, o previsto é que falemos, respectivamente, de São José, Cachoeira e Guarany. E, ao longo da próxima semana, possivelmente, teremos uma postagem especial sobre o futebol amador cachoeirense.

Os principais itens da coleção relacionados à Princesa do Jacuí são um par de flâmulas:

img_0778.jpg

Uma delas é do Cachoeira Futebol Clube, comemorando um bicampeonato da cidade. Em diversos momentos da sua história, o Cachoeira utilizou este padrão de distintivo, que lembra o do América do Rio, incluindo grande parte dos anos 1950. Acredito que a flâmula se refira ao bicampeonato conquistado em 1950 e 1951, um dos poucos dos rubros. Nessa época, o campeonato cachoeirense era misto, contando com todas as equipes federadas, fossem profissionais ou amadoras. Participaram dessas temporadas, além dos profissionais Guarany e Cachoeira, as equipes amadoras do Grêmio Esportivo Mallet e do Fluminense Futebol Clube. Em 1952, o campeonato passa a ser dividido, restando apenas a dupla Gua-Ca entre os profissionais. O Guarany, que havia sido massacrado pelo Cachoeira ao longo do ano e, inclusive, sido derrotado, no final da temporada, pelo amador Mallet, pediu licenciamento para se reorganizar. Com isso, o campeonato de 1952 não foi realizado, privando o Cachoeira da potencial conquista do tri.

img_0777.jpg

A outra é uma das preferidas da minha coleção, embora não esteja em estado impecável. O fundo muito provavelmente era verde, mas, desbotado, fica num tom de roxo. Gosto dela porque, antes, eu nunca havia visto este distintivo do Guarany. Algumas vezes se encontrava o distintivo do clube como constando apenas da figura do índio, possivelmente baseado em fotos do time posado no final dos anos 1950. O distintivo da flâmula é muito parecido (eu diria quase idêntico, exceto pelas cores) com o do Guarany Sport Club, de Ponta Grossa, Paraná. Não tenho a menor dúvida de que alguém copiou do outro.

A coleção tem, ainda, um chaveiro do Cachoeira, festejando a vaga na Divisão Especial em 1975, conquistada através da Copa do Governador daquele ano.

img_0781

E, para completar, um par de flâmulas de papel do Atlético Flamengo. Por muito tempo, eu achei que se tratava de um time de futebol, até descobrir que o Atlético Flamengo nasceu nos anos 1940 e se criou na quadra da José Bonifácio como time de basquete. Recentemente, a Associação Cachoeirense de Basquete reeditou o time. Nos anos 1960, o Atlético Flamengo também teve uma forte equipe de futebol de salão.

Um comentário sobre “Quinta-Feira da Flâmula – Edição 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s