As camisetas do Grêmio Esportivo Pedro Osório, de Tupanciretã

Com ilustrações de Evaldo Junior (www.erojkit.com)

O Grêmio Esportivo Pedro Osório, mais conhecido como GEPO (inclusive, quem torce para o GEPO é gepeano), foi fundado em 21 de março de 1943. Seu grande e histórico rival local, o Esporte Clube Gaúcho, é bem mais antigo, de 1919, porém, ao contrário do alvinegro, resolveu nunca se aventurar no futebol profissional.

As participações do GEPO em competições profissionais da FGF se deram em dois ciclos. O primeiro deles nos anos 1950, não muito tempo depois da formação do clube. Em 1952, 1953, 1954 e 1957, o alvinegro de Tupanciretã disputou a Segunda Divisão, sem muito sucesso, geralmente integrando um grupo com as equipes de Cruz Alta. Acredito que, no começo dos anos 1960, especialmente em 1962, o GEPO seguisse disputando a segunda divisão, embora eu não tenha a confirmação disso (muitos participantes de campeonatos dessa época são desconhecidos). Naquela década, o alvinegro usou, predominantemente, camisetas brancas com faixa diagonal preta e gola em V e camisetas listradas com gola tipo polo.

Posteriormente, entre os anos 1970 e 1980, o GEPO voltou ao futebol profissional. A reestreia profissional do clube foi na Copa Cícero Soares de 1974. Depois, a equipe retornou na Copa do Governador de 1976. Embora a participação nas copas não tenha sido muito bem sucedida, a ela se seguiu o período mais estável do GEPO como profissional, com aparições constantes entre 1978 e 1985. Na Segundona de 1978, o clube esteve a um ponto de conquistar a vaga para a elite estadual. Nas últimas rodadas, um empate contra o Cachoeira, em casa, e uma derrota para o Avenida, em Santa Cruz do Sul, custaram pontos preciosos e o acesso exatamente para essas duas equipes. No ano seguinte, o time voltaria a disputar o octogonal final da Segunda Divisão, mas ficaria mais distante do acesso. Entre 1975 e 1978, a camiseta titular do GEPO tinha gola redonda e as listras eram assimetricamente distribuídas. Já em 1979, a camiseta titular passa a ter gola em V e as listras ficam simétricas. A camiseta titular, pelo menos em 1979, era inteiramente branca.

Em 1980, o GEPO ingressa na recém criada Terceira Divisão e chega até as finais. Embora tenha sido facilmente superado pelo Igrejinha, a campanha garantiu o acesso do clube de volta à Segundona, onde permaneceria nas duas temporadas seguintes. Para a temporada de 1980, as listras da camiseta titular ficam um pouco mais estreitas e a gola é modificada. Em 1981 e 1982, as listras brancas ficam mais finas e a gola passa a ser redonda. A camiseta branca, ao menos em 1982 (mas talvez já fosse utilizada antes), é um modelo bem interessante, no qual apenas o topo do distintivo está presente, sendo completado pelo número do jogador.

Em 1983, o GEPO não disputou competições oficiais, mas retornou em 1984 para a Segunda Divisão. Em 1985, a Terceirona foi novamente instaurada e para lá foi, mais uma vez, a equipe de Tupanciretã. Nessas últimas temporadas, o GEPO nunca mais esteve tão perto de ser bem sucedido como em 1978. Tive dificuldades em confirmar quais as camisetas foram utilizadas pelo clube nessas últimas temporadas. Há um modelo da Adidas que, acredito, tenha sido utilizado em 1984 e/ou 1985 (o Santa Cruz usou um modelo idêntico, em 1983). Também existe um modelo preto com faixa diagonal branca que o GEPO havia vestido ainda em 1981, mas que acho possível tenha sido reutilizado ainda nessas últimas temporadas.

O GEPO segue existindo como time amador. Em 2013, o GEPO chegou a aparecer numa lista da FGF de clubes que participariam da Segundona daquele ano, o que acabou não ocorrendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s