Quinta-Feira da Flâmula – Edição 2

Atiçado pelo comentarista mais fiel do blog, que me acusou de cruzeirista, reativo a Quinta-Feira da Flâmula com uma pequena coleção de bandeirinhas e outras tralhas do Cruzeiro. Além daquela flâmula menor, de feltro, típica dos anos 1950, que já havia sido postada na Edição 1, outras duas flâmulas do estrelado, maiores, estão na coleção.

img_1784.jpg

Uma delas comemora a segunda excursão do Cruzeiro à Europa, em 1960, e foi produzida pela Real Flâmulas, de Porto Alegre. Ela está autografada pelo goleiro Picasso, que participou da excursão e assumiu a meta estrelada no final da viagem. Sobre essa segunda excursão, um artigo está no forno e deve sair em alguma quinta-feira de fevereiro ou março.

img_1793.jpg

A outra, de formato muito parecido, mas de fabricante desconhecido, lembra o apelido “Leão da Montanha”. Frequentemente, o Cruzeiro ainda é associado a esta alcunha, apesar de já ter deixado a saudosa Montanha há quase cinco décadas. Outro detalhe é que, nesta flâmula, a grafia do nome do clube já está adequadamente aportuguesada.

img_1792.jpg

Completam a coleção os chaveirinhos de acrílico. O primeiro deles é um chaveiro genérico, apenas com o distintivo do clube em ambos os lados. Outro deles é propaganda de VB Ferreira, que eu não consegui descobrir o que era. O último é um chaveiro estimulando a torcida a contribuir para a construção do Parque Social Esportivo do Estrelão.

 

Quando for postada a sequência da história das camisetas do Cruzeiro (a Parte 1 já havia sido postada), as mais de 60 camisetas estreladas do acervo também serão expostas.

 

2 comentários sobre “Quinta-Feira da Flâmula – Edição 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s