As camisetas do Sá Viana Futebol Clube, de Uruguaiana

Com ilustrações de Evaldo Junior (erojkit.com)

Fundado em 20 de fevereiro de 1940 (a partir da fusão de Flamengo e Rio Branco), o Sá Viana é o caçula entre os três grandes do futebol uruguaianense. A escolha do nome do clube é uma história bem conhecida: havia um busto em homenagem a um jurista brasileiro radicado na Argentina, de sobrenome Sá Viana, à beira do Rio Uruguai. O nome neutro não desagradou nem o pessoal do Flamengo, nem o do Rio Branco. Serviu.

Logo em sua primeira década de existência, foi campeão citadino em 1948 e 1949, feito que ainda repetiria por outras duas vezes na década seguinte. Ainda em 1948, foi campeão estadual amador derrotando o Atlântico de Erechim na final, com direito a uma estrondosa goleada por 9 a 0 em Uruguaiana. Dois anos mais tarde, em 1951, o tricolor chegou novamente às finais do Estadual Amador, agora disputadas em formato de triangular, superando Ypiranga de Erechim e Juventude de Candelária para sagrar-se bicampeão.

Em 1952, foi criada a segunda divisão estadual, envolvendo, principalmente, clubes e ligas recém profissionalizados. O Sá Viana entrou como campeão uruguaianense e tornou-se o primeiro campeão da Segundona, ao derrotar o Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, na final.

Apenas com a reorganização do campeonato em 1961, o Sá Viana volta a aparecer no cenário profissional estadual. Ao longo dos anos 1960, o clube figurou nas divisões inferiores, inclusive participando da Terceirona, quando de sua formação. Nessa década, foram usados, basicamente, três modelos de camisetas, sempre com gola do tipo polo: dois deles são bem tradicionais (listrada na vertical e branca com duas listras horizontais), mas também é visto um pouco usual modelo verde. Por influência do futebol do Rio da Prata, as camisetas desta década e do início da década seguinte não têm distintivo. Isto não foi uma exclusividade do Sá Viana, sendo frequentes, na época, camisetas de times da Fronteira sem distintivo, incluindo o rival local Ferro Carril e a dupla Bá-Guá.

Nos anos 1970, as golas do tipo polo são trocadas por golas redondas, mas as camisetas continuam sem distintivo até 1975 (as camisetas de 1975 em diante parecem as mesmas de 1974, com a inclusão do distintivo). Durante os anos 1970, o Sá Viana participa duas vezes (1972 e 1976) da elite estadual, em ambas com resultados muito ruins. Após a temporada de 1979, na segunda divisão, o Sá Viana licencia-se do futebol profissional.

Na década de 1990, o Sá Viana voltaria, em parte, ao futebol profissional. O Esporte Clube Guarani, tradicional equipe amadora de Uruguaiana, decidiu profissionalizar-se, mas não tinha (e não tem até hoje) campo próprio. Acredito que, de maneira amadora, utilizava o campo do Colégio Santana. Foi feito, então, um acordo para utilização do Estádio Setímio Mandarino, mais conhecido como Parque dos Álamos, do Sá Viana. Assim, o Guarani disputou a segunda divisão entre 1992 e 1994. Extra-oficialmente, a parceria ficou conhecida como Sá-Guá e as camisetas tinham também o distintivo do Sá Viana, embora o símbolo do Guarani fosse colocado no lugar de destaque.

O Sá Viana segue existindo como clube social e, eventualmente, time amador. Ainda em 2007, assisti o clássico Ferro Carril e Sá Viana, ao vivo, no Joal de Lima e Silva, por um torneio amador chamado Fronteiraço – A Volta da Rivalidade. Nem lembro o resultado!

3 comentários sobre “As camisetas do Sá Viana Futebol Clube, de Uruguaiana

    1. lreissouza disse:

      O 14 jogou praticamente as décadas de 60 e 70 inteiras sem distintivo. E depois jogava com distintivos bem simplificados, provavalmente pra não ter que bordar o leão. O Armour e o Fluminense jogaram eventualmente sem distintivo na era moderna. O Grêmio Santanense não lembro de ver sem distintivo, pelo menos desde 1961.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s