As camisetas da Sociedade Esportiva e Recreativa Cidreira, de Cidreira

Com ilustrações de Evaldo Junior (erojkit.com)

Quando foi publicado o artigo sobre o Real SC, comentei que aquele era o terceiro clube do litoral norte a atuar profissionalmente em nosso futebol. O primeiro deles foi a Sociedade Esportiva e Recreativa Cidreira (embora o Torrense seja mais antigo, profissionalizou-se depois), fundada em 9 de dezembro de 1994. O Estádio Antônio Sessim, uma obra megalomaníaca para 17 mil pessoas sobre as dunas da praia, foi inaugurado apenas em fevereiro de 1996. Ao longo do ano anterior, o então prefeito da cidade Elói Brás Sessim foi investigado e teve seu mandato cassado por irregularidades administrativas, o que postergou a conclusão das obras. A primeira temporada profissional do Cidreira, 1995, portanto, foi jogada alhures. A campanha do clube na Segundona Gaúcha (na prática uma terceira divisão) foi razoável, sendo eliminado na segunda fase. Já em 1996, após quatro derrotas nas quatro primeiras partidas, sem marcar gol algum, o Cidreira desistiu da competição. Descobri apenas a camiseta listrada de 1995, com patrocínio do Asun Supermercados (originário da Praia do Quintão), e a branca de 1996. A camiseta de 1996 foi desenhada a partir de uma foto em preto e branco. Então, é possível que o azul e o vermelho estejam invertidos, embora eu aposte que não. O distintivo, ao menos na camiseta, foi modificado de um ano para o outro.

Atualização em 21/07/2019, com informações da Revista FGF, 11, de 1997: Com o encerramento das atividades da SER Cidreira, uma equipe amadora chamada Cidreira Esporte Clube assumiu a vaga do antigo clube junto à Federação e utilizou o estádio. A temporada encerrou sem vitória alguma e apenas seis empates após 20 jogos. Não consegui encontrar ainda as camisetas da temporada.

Tanto a SER Cidreira quanto o Estádio Antônio Sessim voltam a ser notícia, pelo menos nos círculos futebolistas, de tempos em tempos. Inicialmente, a Prefeitura Municipal tentou atrair o futebol da dupla Grenal na época do veraneio, com pré-temporadas ou rodadas iniciais do Gauchão. Ainda em 1996, foi jogada lá a Copa Renner, com a participação de Grêmio, Sport, Nacional de Montevidéu e Cerro Porteño. Eu mesmo assisti lá, em 1997, uma vitória do Grêmio por 6 a 1 sobre o Pelotas. Eu nunca tinha tomado tanta chuva em toda a minha vida. Alguns anos depois, em 1999, o Lageado, clube da zona sul de Porto Alegre, mandou alguns jogos da Segundona Gaúcha em Cidreira. Em 2007, o Estádio passou por uma última grande reforma e abrigou, mais uma vez, a dupla Grenal em início de temporada. Finalmente, por volta de 2010, surgiram boatos de que o Marítimo, da Ilha da Madeira, teria interesse em comprar o Estádio para fazer um centro de treinamento no Brasil. A justificativa do suposto interesse envolvia aquela ladainha de clima parecido e tal. Admito que a ideia era tão sem sentido que tive que ir atrás das notícias na internet para ter certeza de que eu não tinha sonhado com isso. De qualquer forma, nada disso evitou que o destino do estádio fosse o abandono.

Por outro lado, o nome SER Cidreira foi utilizado pelo menos mais duas vezes, desde o fechamento do futebol profissional em 1996. Em 2010, o Viamão EC participou de um Gauchão de categorias de base sob a licença da entidade litorânea. Algo parecido aconteceu em 2017, quando o Milan, uma equipe amadora de Porto Alegre, resolveu se aventurar em competições oficiais de base. Dessa parceria Milan-Cidreira, dizem, já houve interesse em reativar o futebol profissional antes das temporadas de 2018 e 2019, mas, até a atual temporada, as intenções não se concretizaram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s