As camisetas do Canoas Sport Club, de Canoas

Com ilustrações de Evaldo Junior (www.erojkit.com)

O Canoas Sport Club é a terceira e última encarnação de um time que nasceu como Sport Club Ulbra, em 1998, e que chamou-se Universidade Sport Club, na temporada de 2010, quando a Universidade Luterana do Brasil enfrentou uma grave crise administrativo-financeira. Como Canoas, a equipe passou as últimas três de suas temporadas na elite do futebol gaúcho, sempre namorando o rebaixamento. Após a péssima temporada de 2014, já na Segundona, a equipe fechou as portas para o futebol profissional.

Quanto ao material esportivo, o Canoas fez sua estréia, em 2011, utilizando uma das camisetas mais feias da história do futebol gaúcho. Produzida pela Mega Sport, no entanto, não se pode dizer que a camiseta dourada (há quem diga que é marrom) seja comum. A palavra “Canoas” aparece escrita na frente da camiseta durante um período da temporada, talvez para lembrar as pessoas qual o novo nome do time. (Obs.: Vale lembrar que a detentora dos direitos de televisionamento do Gauchão, já nos tempos de Ulbra, chamava o time de Canoas, só pra não fazer propaganda de graça.) O modelo reserva, vermelho, era bem menos esquisito e lembrava os de Ulbra e Universidade. A Claro (assim como a própria Mega Sport) eram patrocínios oficiais da Federação nessa temporada.

Para 2012, a camiseta vermelha passa a ser a titular e a cor dourada vira apenas um pequeno detalhe em ambos os uniformes. O material esportivo continua sendo produzido pela Mega Sport e segue o patrocínio da Prefeitura de Canoas.

A partir de 2013, o ano do rebaixamento, as camisetas deixam de ter a marca do material esportivo expostas na parte da frente, mas o patrocínio da Prefeitura continua. O dourado, finalmente, some das camisetas.

Na última temporada profissional do Canoas, na Segundona, a equipe perdeu o patrocínio da Prefeitura e começou o ano sem patrocínio algum. Ao longo do ano, no entanto, a empresa de ônibus Janiz e as Óticas Vênus estamparam suas marcas na camiseta do clube canoense.

4 comentários sobre “As camisetas do Canoas Sport Club, de Canoas

    1. lreissouza disse:

      Opa! Obrigado por participar. Um artigo sobre o Canoas FC certamente está nos planos, mas ainda tenho informações bem incompletas, especialmente sobre uma temporada isolada do clube em 1984 e o finalzinho da vida profissional deles nos anos 2000. Antes do final do ano, provavelmente, ainda vai sair o complemento do artigo do Canoas SC, com a história das camisetas de SC Ulbra e Universidade SC. Fica de olho!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s