As camisetas do Grêmio Esportivo Universal, de Quaraí

Com ilustrações de Evaldo Júnior (www.erojkit.com).

Embora seja uma agremiação tradicional da fronteira sul, fundada em 7 de fevereiro de 1927, o Grêmio Esportivo Universal, de Quaraí, ao longo de sua história teve poucas participações no nível estadual. A única delas entre os profissionais foi no monstrengo chamado Segundona Gaúcha (na prática, terceira divisão) de 1994, que teve a participação de 25 clubes, vários deles estreando no cenário profissional. (Obs.: O Universal de Quaraí não deve ser confundido com o Universal de Uruguaiana, que disputou as finais do Gauchão de 1933 e que desapareceu há muitas décadas.)

Na competição, o Universal teve participação discreta, posicionando-se no meio da tabela, sem obter classificação para o decagonal final, que definiria o acesso. Na ocasião, foram utilizados, pelo menos, dois uniformes. As camisetas titulares eram listradas na vertical, segundo, Mário Augusto, ex-presidente do clube, foram confeccionadas numa malharia do lado uruguaio da fronteira, na cidade de Artigas. O padrão da confecção, no entanto, é bem semelhante aos modelos produzidos pela Timesport, de Pelotas, no final dos anos 1980.

Sem Título-1

A camiseta reserva é um pouco mais misteriosa. Rafael Reffati, atacante quaraiense que atuou naquela campanha, afirma que, quando necessário, eram usadas camisetas brancas compartilhadas com o time junior, vice-campeão estadual na mesma temporada. Mário Augusto relata que as camisetas brancas foram compradas prontas na Casa Murillo, tradicional loja de departamentos local, sendo posteriormente aplicado o distintivo do clube costurado em um retângulo vermelho. Não encontrei boas fotos da peça, que, aparentemente, tinha um patrocínio na parte da frente e o logotipo do fabricante do lado direito do peito. A reprodução fica devendo estes detalhes.

Sem Título-2

1994 GE Universal (branca)

Os juniores do Universal usando a camiseta branca em 1994.

Após a temporada de 1994, o Universal reviveu, eventualmente, como clube amador, para a disputa de torneios municipais. Na atual temporada, de 2018, está inativo.

2 comentários sobre “As camisetas do Grêmio Esportivo Universal, de Quaraí

    1. lreissouza disse:

      Oi, Renato! Infelizmente, não. Eu também coleciono camisetas de times gaúchos (profissionais e amadores). Procuro camisetas de times de Quaraí há pelo menos 12 anos e nunca consegui. Isso que já morei um ano ali por perto… Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s